Investigação e Inteligência Empresarial

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDES E INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL

Prevenção de fraudes e de irregularidades ou reação diante de comprovações de atos ilícitos. Ambas as ações têm em comum o trabalho de investigação. O serviço de Investigação/ Inteligência Empresarial reúne um completo processo de apuração e análise de dados, além de oferecer melhor compreensão para o cliente de situações ilícitas ou antiéticas – como suborno, corrupção, furtos, desvios ou fraudes – cometidas contra a empresa por agentes internos ou indiretamente relacionados a esta. O diferencial da D&F está na junção da expertise e dos recursos para a investigação, além de uma equipe multidisciplinar que proporciona conhecimento de modo a gerar resultados condizentes com a realidade do cliente. A metodologia de trabalho atua sob bases legais, alinhada a altos padrões éticos, proporcionando a mensuração do risco e a comprovação deste em situações de contexto tanto interno quanto externo da empresa. Nosso trabalho permite que as informações obtidas por meio da análise forense também possam ser utilizadas em casos judiciais, oferecendo também, nesse sentido, suporte ao cliente.

APURAÇÃO DE DENÚNCIAS

As denúncias que venham a surgir dentro da empresa, sejam elas efetuadas pelo próprio canal de ética ou por outras formas, sendo elas anônimas ou não, são de grande relevância para o apontamento de situações incomuns que possam levar a identificação de fraudes, corrupção, assédio, desvios, entre outros. A consultoria tem como papel averiguar a autenticidade da informação relatada, bem como usar como estrutura de análise algo que possa proporcionar maior probabilidade de sucesso da empresa e de posterior suporte para tomada da melhor decisão sobre o caso. O distanciamento entre os tomadores de decisão da empresa com outras bases de execução operacional, e que têm maior contato com atividades específicas, faz com que não se tenha consciência de problemas que podem ocorrer na empresa. Por isso, é de extrema importância apurar as denúncias de modo devido, de forma a gerar melhorias na cultura organizacional.

.
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Por meio de atividades legais de coleta de informação, a consultoria atua pelo viés da identificação da atuação de concorrência com práticas desleais e/ou ilegais realizadas no ambiente competitivo como, por exemplo, falsificações, sonegação de impostos e quebra de patente. Identificar as ameaças do mercado permite a elaboração de uma resposta correta da empresa lesada e garante o bem-estar da ordem econômica.

BACKGROUND CHECK

O background check visa, de modo preventivo e de acordo com a necessidade do cliente, levantar informações, registros e certidões criando o perfil de integridade e de conduta de um terceiro- seja pessoa física ou jurídica- para que os riscos possam sejam minimizados. Por meio de bancos de dados públicos e privados são levantados dados relevantes como: antecedentes, quadros societários e estatutos, registros em agências reguladoras, licenças, dentre outros. As análises efetuadas são de alto padrão e respeitam as legislações nacionais e estrangeiras. Esta triagem pode ser modelada e efetuada com periodicidade que varia de acordo com o setor e a necessidade específica de cada cliente. Trata-se de ferramenta que pode ser utilizada nas mais diversas situações – contratações, novos negócios, transações – de modo a gerar transparência e antecipação do conhecimento de riscos em potencial, preservando a imagem da empresa.

DUE DILIGENCE INVESTIGATIVA

No momento em que uma relação é estabelecida – seja fusão, aquisição, operação financeira ou parceria – as partes podem omitir problemas que estão enfrentando, como recuperação judicial ou conflitos trabalhistas, de modo que o possível e futuro parceiro não tenha conhecimento dos verdadeiros riscos que envolvam a negociação. Assim, por meio de atos investigativos de natureza legal, tributária, previdenciária, dentre outros, busca-se conhecer a real situação da pessoa (física ou jurídica), para que os verdadeiros riscos que estavam omissos sejam conhecidos e mensurados.

Trata-se também de importante instrumento para a gestão de Compliance. Por meio de atos investigativos de natureza legal, tributária, previdenciária, dentre outros, busca-se identificar a real situação do sujeito. Essa atividade preventiva resulta na geração de um panorama mais cristalino da negociação em vista de modo que os verdadeiros riscos que estavam omissos e obscuros sejam conhecidos, mensurados e calculados, para que se possa avaliar a viabilidade daquela relação e possa ser tomada a decisão de dar continuidade ou não o processo.