Governança, Ética e Compliance

REVISÃO E ELABORAÇÃO DE CÓDIGOS DE CONDUTA, POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E COMITÊ DE ÉTICA

Embora os sentimentos de respeito, honestidade e integridade sejam valores primordiais para o desempenho harmonioso do trabalho e já façam parte da cultura organizacional e do cotidiano das empresas, é necessário formalizar e estabelecer um quadro comum que unifique os critérios e oriente as ações de todos os seus colaboradores - os Códigos e as Políticas de Conduta e os Comitês de Ética.

Pois os negócios e a conduta operam sob a premissa de que são regidos por leis e regulamentos cuja observância e aplicação são fundamentais para a existência e o perfeito funcionamento de seu ambiente social.

A adoção de tais ferramentas, como a implementação de um Código de Ética, evidencia que a empresa:

  • proíbe a corrupção direta ou indireta e o suborno;
  • busca a transparência nas questões que afetam os seus negócios;
  • estabelece mecanismos de governança corporativa para evitar riscos que podem ser mitigados à organização.

COMPLIANCE ANTICORRUPÇÃO

Com o advento da Lei Anticorrupção, o Brasil se firmou no combate a qualquer prática de corrupção, estabelecendo a responsabilidade jurídica, administrativa e civil das empresas que se envolvam em tais atos. Dessa forma, é imprescindível a implementação de Programas de anticorrupção avançados que possam diminuir riscos na empresa, sejam estes interno ou externamente.

Tanto no cenário brasileiro quanto no internacional não são poucos os casos em que grandes empresas tiveram sua reputação e imagem postos em risco por atos ilícitos praticados em seu nome, colocando em xeque até mesmo sólidas reputações.

CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO

No programa de aculturamento contínuo, desenvolve-se um conteúdo educativo direcionado para a adoção de uma cultura balizada nos preceitos de eticidade e de integridade, em conformidade com as normas e com as crenças da empresa.

A metodologia e o conteúdo visam ser didáticos e inteligíveis, com casos exemplificativos de fácil assimilação e ações interativas adaptadas à cultura da empresa, com palestras, treinamentos e workshops, criando tanto bons colaboradores que sejam multiplicadores desse conhecimento quanto sólida cultura organizacional ética na empresa, inclusive em suas áreas mais sensíveis.

COMPLIANCE IN LOCO

São efetuadas avaliações de conformidade nas instalações indiretas da empresa (fornecedores, parceiros, subcontratados) de modo a identificar e a avaliar práticas contrárias às políticas e aos preceitos estabelecidos pela organização.

Empresas que têm sua cadeia de fornecedores mapeada, com avaliação periódica e com qualificação dessas relações, podem minimizar os riscos e reagir aos contratempos e às práticas não adequadas de um modo mais incisivo e menos danoso.